Ações e Programas

Na estrutura orçamentária federal, a classificação funcional é formada por Funções e Subfunções e busca responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada. A Função pode ser traduzida como o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público, como cultura, educação, saúde, defesa, que guarda relação com os respectivos Ministérios. A Subfunção representa um nível de agregação imediatamente inferior à Função.

Toda ação do Governo está estruturada em Programas de Trabalho, que contém informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras, orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos para o período do Plano Plurianual – PPA.

Cada Programa de Trabalho estabelece a ação orçamentária cuja operação deve resultar em produtos (bens ou serviços) que contribuam para atender seu objetivo por meio da Atividade, Projeto ou Operação Especial.

A Atividade é um instrumento de programação que envolve um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente.

O Projeto é um instrumento de programação que envolve um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.

A Operação Especial consiste de despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações do governo, das quais não resulta um produto e não geram contraprestação direta sob a forma de bens e serviços, como amortizações e encargos, aquisição de títulos, pagamento de sentenças judiciais, operações de financiamento, pagamento de inativos, compensações financeiras, etc.

A UFV atua no ensino de graduação e de pós-graduação, na pesquisa e na extensão, sob a forma de atividades presenciais e a distância, nas diversas áreas do conhecimento, nos campi localizados em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Atua também na oferta de ensino em nível médio, no Colégio de Aplicação (COLUNI), em Viçosa, e em níveis médio e técnico, em Florestal.

Para o cumprimento de seus objetivos e metas, conforme definido em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a UFV teve, em 2015, os seus programas e ações orcamentarias, conforme consta no Relatório de Gestão do exercício de 2015.

Endereços e Horários de atendimento

Campus UFV – Viçosa

Avenida Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG
Tel.: (31) 3899-2200
Fax: (31) 3899-2108
E-mail: reitoria@ufv.br
Horários de atendimento: 8 às 12h / 14 às 18h

Campus UFV – Florestal

Rodovia LMG 818, km 6
35690-000 – Florestal – MG
Tel.: (31) 3536-3319
E-mail: sre@ufv.br
Horários de atendimento: 7 às 11h / 13 às 17h

Campus UFV – Rio Paranaíba

Rodovia MG 230, km 7, Caixa Postal 22
38810-000 – Rio Paranaíba – MG
Tel.: (34) 3855-9332
E-mail: crparanaiba@ufv.br
Horários de atendimento: 8 às 12H / 14 às 18h

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress